segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aprenda como aumentar tua tolerância à frustração!

Um dos ingredientes finques na frustração é o sentimento de falta de controle sobre os resultados de nosso trabalho. Em psicologia, chamam-lhe lugar de controle, segundo o tem descripto Julian Rotter e se menciona no portal Intuit.com

Quem acredita em o controle interno considera que comanda seu próprio destino. E quem acredita em o controle externo é quem está convicto que o seu está dirigido por uma força superior, por Deus ou qualquer outra autoridade. Os homens, as pessoas maiores e quem ocupam cargos como superiores, comprovaram que são mais internos do que os de menor nível no escalão, os mais jovens e as mulheres.

Em general, o ideal é ter um lugar de controle interno já que quem consideram que podem determinar o curso de suas vidas costumam ser pessoas que trabalham mais duro, que se propõem metas e lutam por elas e que se sentem mentalmente mais satisfeitas e entendem de melhor maneira o sentido do lucro quando atingem o que procuravam.

Se, pelo contrário, és uma pessoa que se inclina a guiar-se por um controle externo é possível que sempre temas pelos resultados de teu trabalho e tenhas uma vida agitada sempre. No entanto, podes mudar. Te diremos como.

1. Reconhece o poder de tuas decisões. O estar vivo nos obriga a tomar dezenas de decisões a diário que, acumuladas, costumam ter um impacto maior em nossas vidas. Quando nos enfrentamos a uma eleição mais importante, usualmente temos o controle. Toma consciência disso.
2. Põe-te objetivos realizáveis cada dia. O sentir que podes ter o controle das pequenas metas que te proponhas a diário te fará sentir mais seguro e incrementará teu controle interno.
3. Pratica a tomada de decisões. Avalia os pró e contra de cada opção e acima a uma conclusão.
4. Muda tua maneira de pensar. Se alguém pensa “Sou indefeso e não há nada que possa fazer por mim”, será melhor do que mude de parecer e tente encontrar a maneira de mudar as coisas.
5. Imagina como as coisas poderiam piorar. As pessoas que têm um baixo nível de tolerância à frustração costumam pôr-se mal frente ao mínimo inconveniente que tenham. Para não ser assim e ver as coisas de diferente maneira, quando te enfrentes a um problema, pensa que as coisas poderiam ter sido piores e analisa outros possíveis palcos.
6. Pratica a exposição. Podes provar o que em psicologia chamam “Exposições”. Para isto, prova fazer uma lista de situações que te geram frustração tais como manejar na rota em hora pico. E depois, afeiçoa-te a essas circunstâncias e pergunta-te porquê te sentes frustrado e tenta fazer algo para revertê-lo.
7. Redesenha tua perspectiva. Deves pôr a situação que te frustra em seu contexto. Podes pensar que se o pior que te passou e envergonhado é do que teu chefe te repte frente a um cliente e o qualificarias com 7 pontos numa escala de 10 , o fato de ter que esperar mais no metro cada manhã é menos grave e podes qualificá-lo com só 2 pontos.

Nenhum comentário: