quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Uauuuuu! Aprenda a ser criativo e ter ideias geniais! Você consegue!


Grandes gênios de todos os tempos sempre se destacaram pela criatividade. A capacidade de chegar a respostas inovadoras para velhos problemas não é um dom que recebemos ao nascer, mas uma habilidade que pode ser aprimorada dia a dia. "Todos nascemos criativos. É justamente a capacidade de inovar, de ir além, que faz com que o ser humano não seja um mero executor de tarefas e nos diferencia de um robô", aponta Solange Machado, professora do curso de Inovação da HSM Educação, em São Paulo. 
A criatividade está relacionada à simplicidade e, muitas vezes, as soluções para problemas aparentemente difíceis estão mais próximas do que imaginamos. "Criatividade não tem nada a ver com inteligência. Todos nós somos potencialmente criativos, mas há formas de estimular e aperfeiçoar essa habilidade", Aqui vai algumas dicas:


1) Seja bem-humorado. "Você nunca ouvirá que alguém teve uma grande ideia de mau humor", garante o empresário Roberto Menna Barreto, autor do livro "Criatividade no Trabalho e na Vida" (Summus Editorial). Ele explica que bom humor não significa achar tudo maravilhoso sempre, mas encarar as situações de maneira leve e estar de bem consigo mesmo. 
2) Aprenda a observar. "É preciso olhar o mundo sem preconceito para enxergá-lo como de fato é, e não como achamos que deveria ser", declara Ana Lucia. Assim, fica mais fácil perceber quais as necessidades reais das pessoas e o que é preciso fazer para inovar.
3) Leia livros que falem de temas diferentes, que não pertençam à sua área de atuação profissional. "Muitas criações estão atreladas à conexão de conhecimentos que estabelecemos entre assuntos distintos", explica o coach Douglas de Matteu, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Marketing. 
4) Agite a sua vida social. Pessoas criativas estão sempre conhecendo gente nova. Isso possibilita não só aumentar as chances de aprendizado, mas diversificar os seus interesses.
5) Mantenha o foco. Ao se deparar com um problema ou oportunidade que exige uma solução criativa, concentre-se nisso. "Assim, preparamos nossa mente para romper com a realidade existente e nos abrimos para perceber possibilidades e conexões que normalmente não enxergamos", atesta Ana Lucia. 
6) Não tenha medo de errar. "O principal bloqueio à criatividade é o temor de fazer algo que será criticado ou ridicularizado", diz o consultor Sergio Navega, autor de "Pensamento Crítico e Argumentação Sólida" (Publicações Intelliwise). 
7) Insista. Na fase chamada de esquentamento da ideia, é preciso fazer todo tipo de pergunta para estudar a viabilidade da inovação, sem submeter os conceitos a um senso crítico muito elevado. "Falar besteira faz parte do processo de criar um novo ponto de vista", diz Barreto. Assim, dê asas à imaginação e vá até o fim do ciclo de pensamento. Deixe para analisar só depois de explorar todas as possibilidades.
8) Faça pausas. "Quando passamos muito tempo observando um único ponto, nosso olhar cansa e deixamos de enxergar qualquer possibilidade de solução", afirma Regina Lara Silveira Mello, artista plástica e doutora em Criatividade pelo Mackenzie. Segundo ela, intervalos arejam a cabeça e permitem retomar a resolução do problema mais relaxadamente, portanto com mais clareza para identificar erros e propor acertos. 
9) Quanto mais cultura, melhor. Viaje, visite lugares diferentes, escute músicas, compartilhe ideias, leia, assista a filmes. "Todas estas atividades desenvolvem as habilidades de pensar de um jeito diferente do convencional", indica de Matteu.
10) Descanse. "O lazer e a calma criam o contexto em que as ideias conseguem se encontrar no cérebro, possibilitando novas conexões e concepções", explica Solange. O ideal é buscar prazer num hobby, numa atividade física ou num encontro com uma pessoa extremamente agradável. 
11) Carregue sempre um bloco de anotações. Assim, quando tiver alguma ideia interessante, poderá anotá-la para tentar desenvolver mais tarde. 
12) Duvide com mais frequência. Não acredite em 100% do que lhe é exposto. Ao questionar as verdades tidas como absolutas, você se estimula a enxergar as coisas de uma maneira diferente. Então, tente ser mais curioso e perca o medo de perguntar. 
13) Valorize-se. Não encoraje sentimentos como insegurança, vergonha, culpa, ressentimento e inveja. "Quem alimenta sentimentos como esses, perde a espontaneidade. E a criatividade é um subproduto da espontaneidade", garante Barreto. 
14) Abra mão de tanta lógica. Não tente encontrar sentido em tudo, já que o pensamento racional e técnico não ajuda a criar. Quem se apega demais a isso, corre o risco de ser taxado de quadrado ou careta. 
15) Descubra no que você é bom. "É mais fácil criar quando estamos utilizando nossos talentos e quando fazemos algo de que gostamos", declara de Matteu.
16) Treine o seu lado rebelde internamente, ao invés de publicamente. Pergunte-se o que aconteceria se você se comportasse de forma diferente da que vem agindo, focando mais em como se sentiria em cada situação e menos nas consequências. 
17) Aprenda a curtir os desafios. Quando um problema cair no seu colo, não reclame; enxergue como uma oportunidade para estimular a criatividade. Se feito com frequência, isso se torna um padrão de pensamento. 
18) Criatividade não combina com estresse. Para criar algo, é preciso um problema, mas isso não pode levá-lo ao desgaste. Se a pressão da situação faz você se sentir ameaçado, pare, acalme-se e só depois retome o desafio. 
19) Desapegue da tecnologia. "Computadores e smartphones consomem toda a energia de atenção do nosso cérebro, em geral, com estímulos fúteis, impedindo que a nossa mente entre nesses estados criativos", alerta o consultor Sergio Navega. Tente aproveitar pelo menos algumas pausas longe das redes sociais. 
20) Inspire-se em alguém. Reconheça, entre seus amigos e colegas de trabalho, aqueles que são naturalmente criativos e, da próxima vez que estiver diante de um desafio, tente imaginar como aquela pessoa resolveria a questão. "Esse exercício de se colocar no lugar do outro, por si só, já favorece o aparecimento de alguma ideia interessante. A criação será sua, você terá apenas copiado a postura mental daquela pessoa".

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Quais os principais comportamentos de brasileiros corruptos! Será que você também é um corrupto?

 Sonegar imposto
A Sonegação de Imposto de renda causa bilhões em prejuízo ao governo federal anualmente. Na hora de declarar aquela despesa, muitos brasileiros costumam utilizar notas que não se enquadram ou tentam arranjar dependentes para que a mordida do leão seja mais leve.
O dinheiro sonegado poderia contribuir para a construção de estradas, hospitais e melhorar a infraestrutura do Brasil. A grana acabou indo pelo ralo pelas mãos da própria população.
Usar carteirinha falsa para meia passagem e descontos em eventos.
Se você não tem, deve conhecer alguém que possui uma carteirinha de estudante falsificada. “O ingresso é muito caro”, dirão alguns, tentando justificar seu ato de corrupção. O fato é que a carteirinha falsa já se espalhou de tal maneira, que produtores de espetáculos praticamente dobraram o valor das entradas no Brasil para poder compensar o dinheiro perdido com as falsificações.
Sendo assim, quem é honesto e não cria um documento falso acaba pagando valores absurdos por causa da indústria das carteirinhas.
 Comprar CNH em passar pelo processo formal
Uma das máfias mais conhecidas do brasileiro: a da compra de carteira de habilitação. Várias operações policiais já desmantelaram diversas quadrilhas especializadas em vender a carteira de motoristas. Os crimes vão desde a compra do documento até o pagamento do famoso “quebra” na hora da prova prática de direção.
 Fazer hora no trabalho
Essa corrupção pode passar despercebida, mas é capaz de movimentar milhões em hora extra e gastos desnecessários nas empresas. Não existe uma pesquisa medindo quanto se é gasto por hora não trabalhada dos funcionários, mas é fácil encontrar aquele colega que fica enrolando no café ou deixa passar a hora antes de bater o cartão para fugir daquele congestionamento.
 Pirataria
Sabe aquela barraquinha de CDs piratas que existe em qualquer bairro? Ela é um exemplo clássico de crime que está incorporado na sociedade brasileira. As vendas são feitas à luz do dia e sem o menor constrangimento, tanto para o vendedor quanto para o comprador. A mesma regra se aplica à cópia ilegal de músicas ou conteúdos com direitos autorais feitas pela internet.
Desrespeitando os outros
Aquela vaga de deficiente não é sua, a não ser que você tenha alguma deficiência, claro. É uma regra simples, mas facilmente ignorada em nosso País. Do mesmo modo que não é difícil encontrar idosos em pé no ônibus ou metrô enquanto jovens ocupam os lugares reservados para tirar aquele cochilo. Sem falar nas mães e pais que insistem em colocar crianças enormes, de 5 anos, por exemplo, no colo apenas para furar a fila no caixa preferencial. Estamos de olho.
Ganhando no troco
O rapaz do caixa te dá um valor a mais em troco e você finge que está tudo certo e comemora a “sorte do dia”. A malandragem existente em nossa cultura pode fazer com que a “lei do mais esperto” transforme tudo em uma bola de neve.
Subornar autoridades
Já viu alguém gostar mais de um agrado do que agente corrupto? Pode ser policial rodoviário, policial militar, delegado ou agente de trânsito. Se ele achar que está na hora de tomar aquela xícara de café, vai te pedir uma ajudinha. O "café" certamente será mais barato do que pagar pelo que você fez de errado. De novo, a lei do mais esperto entra em ação e muita gente se deixa corromper.
Contrabando Gourmet"
Quem nunca viu aquele amigo indo para o exterior lotado de pedidos de quem ficou por aqui. “Me compra um Iphone 6 e finge que ele é seu, tira da caixa”. É um contrabando "gourmet", um pouco mais sofisticado do que já existe há décadas na velha fronteira com o Paraguai. Quem passa a perna na Receita Federal, muitas vezes, é tratado como herói no Brasil, quando deveria ser chamado de corrupto. Concordam?
 roubo de sinal de tv e internet
Muita gente já ouviu falar naquele aparelhinho mágico que “abre todos os canais da sua TV a cabo e internet”. Basta pagar uma vez e pronto, você tem todos os canais livres para consumo. Se não rolar dessa maneira, tem o primo do amigo do irmão que trabalha na operadora de TV a cabo e consegue liberar tudo por uma quantia bem camarada. Mais uma vez, a corrupção entrando na casa de cada um..

domingo, 11 de setembro de 2016

Sabia que o frio pode provocar tristeza e as vezes até depressao! Ate nisso somos afetados e sofremos influência..

Moro em Manaus, uma cidade quente por natureza, o frio aqui e muito pouco quase nulo, e quando ocorre, percebo as pessoas ao meu redor mais discretas, reservadas, demonstram menos alegria, fiquei curioso em relação a essa ligação entre tempo e humor que resolvi pesquisar. Achei algumas ponderações interessante sobre o tema e gostaria de compartilhar com vocês isso...Boa leitura meus caros....!

                                Relação frio - triste


O sol além de estimular a produção celular e ser anti- inflamátório ativa também a produção de endorfina, o hormônio do prazer !! 
Este é o motivo pelo qual em um dia de pouca luz as pessoas ficam mais deprimidas! 

As plantas vivem para receber a energia do sol. Nossa vida também depende dessa energia: isso é capital lembrar, tanto como as plantas. 

Irradiações 

O sol emite constantemente radiações, como se fosse um reator nuclear. Se nos pudéssemos ouvir a transmissão dessas radiações, seria como ouvir o chiado do rádio entre dois programas. 
Essas radiações solares podem ser divididas em três feixes: infravermelho, luz visível e ultravioleta. Cada um desses feixes tem efeitos específicos sobre a vida e em particular, a vida humana. 
Os raios infravermelhos dão calor e aceleram os movimentos dos átomos e moléculas propiciando um meio ambiente agradável, a dilatação dos vasos, o relaxamento dos músculos, ativando assim a circulação sangüínea nos deixando em ótima saúde. 
A luz visível tem efeitos bioquímicos: a energia luminosa é captada e transformada em energia estrutural. Ou seja, a energia que faz o corpo funcionar. O corpo metabolisa a energia solar que ele recebe, seja através da pele para a produção da vitamina D, para o metabolismo do cálcio, ou através da retina para "modular" a produção de hormônios. 

A luz ultravioleta provoca mudanças na estrutura das moléculas. 

Sabemos hoje que as células recebem e emitem sinais luminosos, que elas se comunicam entre si por sinais de luz. 

O culto ao sol vem das origens do homem. Intuitivamente, o homem primitivo cultuava esse vínculo com o sol. Os efeitos do sol ou sua ausência sobre a saúde já eram constatados e sentidos. 

talvez, mas muito sensível esse homem primitivo. Ele tinha razão: aqui estão alguns exemplos, e me parece que ao longo dos anos vamos descobrir mais e mais efeitos do sol sobre nossa fisiologia, já que somos "poeiras de estrela", ou seja, "filhos do sol". 
Um dos efeitos mais importantes é o efeito sobre os ciclos de vigília e sono. Até a chegada da "fada eletricidade", existiam ritmos naturais em nossas vidas. Esses ritmos são fundamentais. 
A alternância entre dia e noite estabelece o ritmo de todos os outros ritmos do corpo. A glândula pineal, no meio do cérebro, é conectada à retina. Ela recebe assim a informação da luz ou da escuridão e a transmite como uma mensagem bioquímica que regula os ritmos todos do corpo. 
À noite, a produção de melatonina ajudará a ter um sono reparador. Enquanto estamos dormindo, a melatonina circula dentro do corpo, conserta e mantém nossas células em boa saúde. 
O sol é o nosso "remédio natural" para acordar e ficar alerta. Assim que sua luz aparece, o corpo produz a vitamina D. Essa vitamina é produzida pela pele com a ação do sol. A vitamina D é um hormônio que precisa da luz para ser transformada. 
O órgão de transformação é a pele. Quanto mais luz recebemos (com todas as precauções necessárias) na pele, mais vitamina D o nosso corpo vai produzir. 
A revolução industrial trancou o homem longe das radiações do sol. Perdemos nosso vínculo direto. A falta da luz do sol diretamente sobre nossos corpos talvez seja mais grave que a poluição, a alimentação errada ou as conseqüências de nossa vida rápida demais.

Como ter certeza se uma pessoa é confiável ou não? Aqui vão algumas dicas leiam com atenção!

Olá meus queridos leitores! Após um longo período sem postagem, hoje uma bela noite de domingo resolvi postar novamente neste blog, haja vista as inúmeras visualizações e o sucesso do artigo sobre pessoas falsas que escrevi anteriormente. Partindo desta idéia e almejando não deixar nada incompleto, vou abordar agora sobre como identificar pessoas confiáveis, o que nos dias atuais e artigo de luxo e cada vez mais difícil achar por aí...Enfim, leiam com atenção, podem comentar a vontade! Meu email para dúvidas: barbosadavi2012@gmail.com... Obs: Só respondo perguntas relacionadas ao tema proposto...Divirtam-se e aprendam algo útil..Obrigado...Ass: Davi Barbosa..



 Resultado de imagem para imagens de pessoa olhando a outra



comunicação é importante. 

Quando falam com você, eles redirecionam sua conversa em relação a outras pessoas - e se o fazem, estão dizendo coisas negativas sobre elas? Se esta pessoa está dizendo coisas sobre a vida privada de outras pessoas por uma questão de tornar uma conversa"interessante", você deve levar isso em consideração ao determinar sua confiabilidade. Não importa se eles dão nomes ou não; alguém que fala sobre o negócio dos outros (com intenções estranhas) que depositaram sua confiança nele, devem inspirar cautela, e você deve se questionar acerca de poder ou não confiar nele. Se eles se sentem confortáveis conversando com você sobre sua vida pessoal (por exemplo coisas que estão incomodando eles, pedir orientação/aconselhamento etc.), pode ser um sinal de que confiam um pouco em você. Talvez você deva arriscar e confiar neles também. 

Observe o comportamento. veja como eles agem. 

Como eles tratam os outros? Ele não tem consideração com as pessoas e/ou é rude? Eles são rápidos em participar de fofocas? Eles são rápidos em julgar as pessoas? Eles continuamente se preocupam com o que outras pessoas estão fazendo? Há uma diferença entre alguém que quer ser útil e alguém que está apenas sendo intrometido e quer ter algo sobre o que fofocar. No entanto, isso não é suficiente para determinar se alguém é digno de confiança. Alguém que parece estar envolvido em um monte de drama é alguém com quem você precisa ser cuidadoso - há uma razão pela qual estas pessoas não ficam perto de muitas outras.
 

Confiabilidade, eles são capazes de cumprir promessas? 

Todo mundo desaponta alguém de vez em quando, mas se alguém está continuamente deixando você (ou alguém) desapontado, muitas vezes com poucas ou nenhuma desculpa, então este alguém não é muito confiável. Parte de ter confiança em alguém deriva de ser capaz de ter fé na pessoa, independente de qual seja a situação.

Honestidade. 

 Quem mente constantemente, provavelmente faz isso a fim de se salvar. Mais uma vez, as intenções são outra coisa a considerar, mas quem mente constantemente sobre si mesmo deve ter algo a esconder.. Se eles podem mentir sobre sua própria vida, então imagine sobre o que mais eles estão dispostos a fazê-lo. Alguém que tem que mentir para sair de uma situação negativa não é confiável, como alguém que maliciosamente espalha mentiras sobre as outras pessoas é rancoroso.

Personalidade. 

Outra coisas a considerar é se eles são ou não egocêntricos. Pessoas egoístas só se preocupam com elas mesmas,e são mais propensos a desapontar você do que qualquer outro tipo de pessoa. Algumas pessoas farão exceções para as poucas pessoas com quem se importam, mas se estes são constantemente a prioridade para si mesmos, tem o potencial de traí-lo quando surgir a oportunidade.