quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como causar a melhor impressão em 5 minutos


Você precisa se preparar para uma entrevista de emprego, uma apresentação para o cliente, um almoço de negócios e lá vem aquele monte de dúvidas na cabeça: o que vestir, como me apresentar, o que devo dizer? Causar uma ótima primeira impressão em tão pouco tempo nem sempre é fácil, mas seguindo os conselhos dos especialistas que consultamos vai ficar bem mais simples impressionar o outro e passar uma boa imagem de si mesmo em apenas cinco minutos.
“Existem estratégias para que mais pessoas gostem da gente. A técnica principal é gerar um estado de receptividade. Quando o outro sente, vê, gosta de você, fica mais aberto para ouvir e trocar informações”, afirma o psicoterapeuta e especialista em gestão de pessoas José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
Mas isso tem que ser rápido. De acordo com a coaching Maria Tereza Gomes, professora de gestão de pessoas da FIA (Fundação Instituto de Administração), você não tem só cinco minutos para causar uma boa impressão. Tem apenas alguns segundos. “A pessoa olha para você e já forma um pré-conceito. É claro que, depois, com a conversa e a apresentação, aquela boa ou má impressão pode se confirmar ou não”, afirma.
Para fazer sucesso em qualquer ocasião, siga as dicas e faça bonito na próxima entrevista ou reunião de negócios.
1. Adeque o vestuário
Antes de escolher o que vai vestir, reflita sobre o que a situação pede. Se vai ministrar uma palestra, procure uma roupa discreta, para que o visual não chame mais atenção do que aquilo que você vai dizer. Se vai a uma entrevista de emprego, é claro que uma saia curta não é a melhor opção. “Tudo depende do cargo que está pleiteando, da cultura da empresa, se é uma situação mais formal ou informal”, diz a especialista em gestão de pessoas Maria Tereza Gomes. Vista-se bem, de acordo com sua personalidade, mas respeitando a cultura da empresa.
2. Seja discreto na maquiagem e acessórios
Na maioria das vezes, a pessoa vai acertar se permanecer na linha do equilíbrio, ou seja, nem maquiagem demais, nem de menos. Procure um visual bonito e discreto, sem carregar em sombra e brilho. O mesmo vale para os acessórios muito chamativos, como brincos grandes e pulseiras barulhentas, que devem ser evitados. Um cuidado especial precisa ser dado às unhas e ao cabelo, que deve estar sempre bem penteado e escovado. Também não exagere no perfume. “As pessoas não podem ficar impactadas pelo seu cabelo ou pela sombra colorida. Aposte num visual discreto”, diz Maria Tereza.
3. Ajuste-se ao outro
É preciso ser um espelho do outro para se aproximar mais facilmente dele. Por isso, ajuste sua postura com a do seu interlocutor. Se ele é mais discreto, seja também. Se faz muitos gestos, gesticule mais. O mesmo vale para o tom de voz. “As pessoas se reconhecem umas nas outras. Quanto mais você se parecer com o outro, mais terá a possibilidade de trocar informações”, indica José Roberto Marques, presid
4. O corpo fala
A linguagem corporal é superimportante para causar uma boa primeira impressão, pois nosso corpo e nossos gestos passam uma série de mensagens subliminares que a pessoa capta, sem nem perceber. Por isso, nada de sentar-se muito relaxada, com as costas curvadas ou em cima das pernas. Procure manter-se com uma postura ereta, mas sem ser muito rígida, como um robô.
5. Estabeleça contato visual
Segundo o psicoterapeuta e especialista em gestão de pessoas José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, 55% da comunicação é não-verbal. Isso significa que o corpo fala por si só. “O maior poder do não-verbal está no olhar. Os olhos refletem o seu estado interno. Olhar nos olhos demonstra estado de equilíbrio”, diz ele.
6. Faça o diálogo fluir
O ritmo da conversa também é importante para fazer o diálogo fluir bem. Perceba a velocidade que o seu interlocutor usa para formular as frases e procure seguir o mesmo ritmo. Observe também se ele é do tipo que gosta de mais detalhes ou se prefere a objetividade, e vá conduzindo a conversa pelo caminho do seu ouvinte. “Evite falar demais ou não falar nada. Tente balancear. Também não monopolize a conversa, falando sem parar o tempo todo”, indica a professora Maria Tereza.
7. Nada de decoreba
Se tiver uma apresentação de negócios ou mesmo uma entrevista de emprego, nada de ficar decorando frases. Procure conhecer antecipadamente o assunto e demonstrar conhecimento sobre o que diz. “Também é preciso sentir as palavras. Quando a gente sente o que fala, vive aquele assunto, fica conectado naquilo que está falando. Isso demonstra firmeza e passa uma sensação de autenticidade para quem está ouvindo”, aconselha Marques.
8. Seja um bom ouvinte
Isso sempre causa uma impressão fantástica. Demonstre interesse pelo o que o outro fala, dando a maior atenção possível. O coaching José Roberto Marques indica até uma técnica para isso: usar a recapitulização. Ou seja, você resume o que o outro disse e expande o diálogo, acrescentando a sua colocação e mencionando o que você acredita sobre aquele assunto9. Perceba a receptividade
Antes de sair por aí falando sobre si ou tentanto vender alguma coisa, perceba se o outro está disponível para ouvir você. Se está em um coquetel após um workshop, por exemplo, e quer se apresentar para um possível cliente, observe se a pessoa está receptiva. “Tudo tem a hora certa, o momento certo de vender, de trocar cartão, de agendar uma reunião. Não dá para chegar querendo
10. Sorriso e gentileza ganham pontos
Procure ser gentil e sorrir de vez em quando para demonstrar simpatia
. Fique atento também ao trato com as pessoas ao seu redor. Se está aguardando na recepção de uma empresa, cumprimente a recepcionista, mostre educação e gentileza com a copeira que vem lhe trazer um cafezinho.
11. Nada de ressentimentos
Seja em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação para o cliente, jamais fale mal do antigo chefe ou da concorrência. Fale sempre das coisas boas que aprendeu na empresa anterior ou dos pontos fortes do produto ou serviço que está representando. Isso demonstra uma postura ética e profissional.
12. Outras dicas preciosas
• Chegue no horário. A pontualidade demonstra consideração por aquele evento ou reunião.
• Cumprimente com um aperto de mão firme, montrando equilíbrio e confiança.
Chame as pessoas pelo nome. Assim, elas se sentirão importantes para você.
• Cuidado com o vocabulário. Dependendo do ambiente, evite gírias ou palavras rebuscadas demais.
• Não se disperse. Procure manter sempre o foco da conversa.
Cuidado com o tom de voz: muito alto pode cansar quem está ouvindo, muito baixo pode dispersar a atenção do ouvinte.
• Policie-se para evitar tiques e palavras repetitivas como 'hã', 'né',' tá'.



Nenhum comentário: