quarta-feira, 18 de julho de 2012

APRENDA COMO REFLETIR NOSSAS PRÓPRIAS QUALIDADES E DEFEITOS!

Qualidades e defeitos de uma pessoa. As dificuldades em refletir sobre nossas próprias qualidades e defeitos
Uma das tarefas mais difíceis em uma entrevista de emprego é quando a Psicólogo nos pede para escrever e identificar três qualidades e três defeitos de nossa personalidade.
Encaramos isso com certa dificuldade, uma vez que essa tarefa nos faz deparar com aquilo que pensamos somos nossos próprios defeitos e qualidades, ou seja, como vemos nossos atributos pessoais.
Pensar sobre nossos defeitos e qualidades no dia-a-dia não é assustador e muito menos constrangedor, pois claro que sabemos sobre nossos atributos negativos ou positivos, muito melhor do que ninguém.
Mas, expô-los registrando e escrevendo isso num teste de emprego, é algo bem diferente e provoca a expectativa de “o que tal pessoa vai pensar sobre essa identificação”.
É importante saber que, muito mais do que expor seus defeitos ou qualidades, quando registramos estes atributos, temos a capacidade de refletir sobre eles e encontrar os pontos positivos quando reconhecemos os negativos e os pontos negativos de se4 vangloriar dos positivos.
Ou seja, trabalhar os atributos pessoais é uma tarefa que promove um maior conhecimento e reconhecimento do quanto precisamos ou queremos mudar determinados aspectos de nossa personalidade.
Cabe ainda lembrar, que muitos pontos que eventualmente poderemos considerar como positivos ou negativos, nem sempre são considerados pelo outro da mesma maneira.
Como exemplo os atributos: perfeccionista, passivo, ativo, persistente, líder, etc., podem ter conotações completamente diferentes, dependendo da pessoa que nos avalia, do cargo a que estamos interessados, bem como do contexto social a que estamos inseridos.
Desta forma, mais vale a tarefa de reconhecer e identificar seus pontos positivos ou negativos, do que o resultado que isto vai causar na entrevista ou na opinião do entrevistador.

Nenhum comentário: