quinta-feira, 10 de maio de 2012

O ESTUDO DA PAIXÃO PARA CIÊNCIA: LIMERÊNCIA.

Finalmente  a ciência criou um termo para designar a paixão (A LIMERÊNCIA).

Limerence (ou limerância) é um estado cognitivo e emocional involuntário, no qual uma pessoa sente um intenso desejo romântico para com outra pessoa (limerent object). O termo foi cunhado em 1977 pela psicóloga norte-americana Dorothy Tennov.O termo seria o equivalente na linguagem cotidiana ao "ter uma queda por alguém", embora Limerence possa durar meses, anos, ou até mesmo pelo resto da vida.
Usado para diferenciar do sentimento de
amor. Sua definição é semelhante a de paixão.
Pode variar de intensa alegria ou desespero extremo, dependendo da reciprocidade do objeto de Limerence (limerent object). Seus traços chaves o pensamento obsessivo sobre o objeto de limerence, a avaliação bastante positiva de seus atributos, dependência emocional e desejo por reciprocidade.
O conceito de limerância foi originado na pesquisa de Dorothy Tennov nos anos 60. Entrevistando mais de 500 pessoas dentro do assunto amor. O termo foi cunhado em 1977, publicado no livro "Love and Limerence: The Experience of Being in Love" no ano de 1979. Ela se propõe a estudar mais a fundo as características desse estado e as diferenças culturais entre eles.
Socialmente tem efeitos mais dramáticos no casamento e no suicídio romântico. Varia pouco de acordo com gênero, raça, idade, classe social porém tem diferenças significativas dependendo da cultura.

Nenhum comentário: